sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rich Vanilla Ice Cream


(Receita retirada do livro "Larousse da Cozinha do Mundo - Américas")

Tem sido muito difícil atualizar o blog com posts interessantes, uma vez que já fiz milhares de receitas bacanas que não fotografei, logo, terei que fazer uma a uma e fotografar, e ultimamente não temos saído do feijão com arroz. Outra dificuldade é desenvolver meu estilo narrativo, que nunca foi meu preferido. Sempre gostei de dissertações, talvez por ter mais facilidade em formatar as idéias na minha cabeça em estilo dissertativo. Invejo quem consegue fazer uma boa narração, sem dezenas de rascunhos anteriores, simplesmente contando o que vivenciou ou imaginou, de maneira clara e envolvente. Por estas e outras, este blog tem sido um pequeno desafio.
A receita de hoje é muito boa, cremosa e com um agradável gostinho de baunilha "de verdade". Quando fiz esse sorvete fiquei ridiculamente alegre, pois era a primeira vez que usara favas de baunilha. Fiquei encantada com o aroma e os pontinhos pretos espalhados pelo creme amarelo, conferindo ao sorvete um sofisticado toque caseiro. Os sorvetes de creme industrializados, aqueles de 2L, realmente são de "creme", um creme sabor nada, nada mesmo, porque a baunilha passa longe. Favas de verdade mesmo só na foto da embalagem. Servi esse sorvete, toda contente por ter usado baunilha de verdade, no meu aniversário de 18 anos, com pedacinhos de brownie e calda de chocolate ou suspiros e calda de maracujá. Eu, boboca, fui contar para minha amiga, que não sabe nem fritar ovo, que havia feito o sorvete com favas de baunilha...e ela, rindo, me diz: "Tem gosto de milho verde." Imaginem a minha vontade de dizer...#-+%*@&#. (a foto é do google, porque eu queria postar a receita mas não tinha foto alguma do sorvete que fiz).

Rich vanilla ice cream

  • 1 L de leite
  • 1 vagem de baunilha(fava)
  • 9 gemas
  • 150g de açúcar de confeiteiro
  • 250ml de creme de leite fresco gelado

    Coloque uma vasilha funda no congelador. Ferva o leite com a fava de baunilha aberta em 2 no sentido do comprimento. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar de confeiteiro até a mistura ficar branca. Retire a fava de baunilha da panela e despeje o leite aos poucos na mistura gema-açúcar, batendo com vigor.Devolva à panela e deixe engrossar em fogo brando por 10 min, mexendo sem parar. Não deixe ferver de modo algum para não talhar. Retire do fogo quando o creme envolver a colher. Deixe esfriar. Despeje o creme de leite gelado na vasilha que estava no congelador, bata até ficar espesso e aderir aos arames do batedor. Junte o creme de leite batido à mistura e despeje na sorveteira. Coloque no congelador por 3 h. No momento de servir, mergulhe a sorveteira por alguns segundos em água morna para desenformar mais facilmente.
    Rendimento: 1,5 l de sorvete

    *Este sorvete pode ser servido sozinho; é ainda melhor quando regado com fudge, nesse caso, sirva o fudge em separado numa molheira . Coloque 1 bola em cima de um pedaço de apple pie; corte em fatia para o lanche e sirva junto com cookies; no verão, prepare um molho de framboesa ou de morango: bata as frutas com um pouco de açúcar no liquidificador, acrescente algumas gotas de limão, bata de novo e despeje numa panela, após uma fervura rápida, deixe esfriar, cubra o sorvete com o molho de frutas frio e sirva; ou sirva com frutas vermelhas ou pêssegos descascados cortados em pedaços, colocando creme chantilly por cima.

Nenhum comentário: