quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pretzel Doce

Antes de me tornar uma estudante de gastronomia, visitei o campus da faculdade em um evento destinado ao público que desejava conhecer as instalações, especialmente as da área de gastronomia e hotelaria. Em uma enorme e, para mim naquele momento, fascinante, cozinha de panificação e confeitaria, colocando literalmente as mãos na massa, aprendi a fazer pretzels doces com gosto de infância, macios, fofinhos e com um delicioso perfume que só pães caseiros têm. Os pretzels podem ser passados em açúcar e canela ou, para os que não temem algo deliciosamente engordativo, banhados em chocolate ao leite e salpicados com granulado, como eu aprendi e costumo fazer. Também ficam muito bonitos se banhados (somente a parte superior) em chocolate branco ou meio amargo e enfeitados com linhas de chocolate da cor contrastante ou salpicados com castanhas. Não sei dizer quanto tempo os pretzels prontos duram, já que em casa não resistiram mais que 1 dia fora dos nossos estômagos.

Ingredientes:
  • 4 xícaras (chá) farinha de trigo (500g)
  • 1 xícara (chá) água gelada
  • 1 colher (sopa) fermento biológico fresco (15g)
  • 6 colheres (sopa) açúcar (75g)
  • 6 colheres (sopa) margarina (75g)
  • 2 colheres (chá) sal (7g)
  • 2 colheres (sopa) leite em pó (25g)
  • 1 ovo grande
  • chocolate em barra
  • granulado

    1) Dissolva o fermento com metade da quantidade de água e acrescente 2 colheres da farinha; cubra e deixe fermentar por 15 min. 2) Adicione os demais ingredientes, conferindo textura na massa com a água (acrescente a água aos poucos pois a quantidade é sempre variável); cubra a massa e deixe descansar por 10 min. 3) Corte a massa em pedaços do mesmo tamanho e faça rolinhos bem compridos (aprox. 50 cm), modele no formato de pretzel e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Asse até ficarem levemente dourados. 4) Retire do forno, deixe esfriar um pouco, banhe no chocolate derretido e polvilhe granulado imediatamente.O rendimento dependerá da espessura do rolinho e do tamanho do pretzel cru.

2 comentários:

Cinara disse...

Carol, o seu blog é muito fofo!!! Eu também sou fã do Snoopy e sua turma, e me identifico especialmente com a Lucy... ;o)
E que pretzels mais lindos os seus! Eu já tentei fazer duas vezes, mas não ficaram bons. Agora vou anotar a sua receita!
Beijos!

Quel disse...

Que blog mimoso... cheio de coisas fofy's! nunca fiz pretzel... mas me senti encorajada!

Beeijos! ^^

Estou iniciando meu blog, quando puder, apareça!

http://kekaskitchen.blogspot.com/